O futuro que vamos construir: um projeto de Nação

img-20180927-wa0040

Vivemos um momento delicado e decisivo. O brasileiro hoje não percebe o país com tranquilidade e satisfação. Entra governo, sai governo e nossos desafios crescem, parecem mais difíceis. Há sérios problemas na saúde pública, na educação, na segurança, na infraestrutura, na justiça, na gestão do país, em todos os níveis. A proximidade das eleições é tempo apropriado para pensarmos nosso futuro. O que queremos? Qual o caminho a trilhar?

O debate político está centrado no histórico dos candidatos, alianças, medidas imediatas quando eleitos e benefícios que “vou ter se fulano se eleger”. São questões objetivas, mas de curto prazo. O discurso está no nível gerencial, na arrumação da casa, com ações de impacto. É insuficiente, não resolve nosso dilema.

Falta um debate mais empolgante! Conversas sobre Projeto de Nação. De como nos tornarmos um povo bem educado em tempo de Sociedade do Conhecimento. Qual o nosso projeto para o semiárido nordestino? Como utilizaremos a riqueza da Amazônia? Como valorizar nossas riquezas, agregando valor? Como entendemos agrotóxicos, transgênicos e resíduos? E o uso de recursos públicos para geração de conhecimento, ciência, tecnologia e inovação, fazendo nossas empresas e instituições fortes e sustentáveis, gerando mais e melhores empregos? Como avançar do assistencialismo e garantir moradia, alimentação saudável e saúde de qualidade para todos?

Não é apenas como administrar o Estado. Precisamos conversar de forma adulta e responsável a respeito do nosso potencial enquanto protagonistas no planeta. Urge uma nova agenda! O mundo precisa da moderna liderança brasileira. Nós temos que trabalhar para construir. Os líderes devem estar à frente, com visão de futuro. Tem algum país do mundo que é exemplo para nós? O Brasil pode trilhar modelo próprio? Está contente em ver outros países andando para a frente, melhorando a qualidade de vida, enquanto ficamos “patinando” com discussões inúteis, focadas no atraso e no egoísmo?

Por tudo isso, devemos dirigir nossa atenção para construir uma nova realidade, de ordem e respeito, que honre nossa história. Um lugar melhor para nossos filhos, em que o crime seja combatido, a corrupção seja cada vez menor, com o funcionamento adequado das instituições. Um país de esperança e de Justiça. Um lugar seguro, reconhecido não apenas por futebol e belezas naturais, mas também pela inteligência, pelo esforço e pela educação do povo, de infraestrutura moderna, da beleza do que construímos, além do que a Natureza nos deu.

Faz sentido um novo rumo? Podemos deixar a tarefa para outras gerações… O que você acha disso? Vai ficar tranquilo esperando? Cada brasileiro é uma fonte de um novo país, de Respeito. Temos pressa, mas precisamos dar os passos certos.

O nosso belo futuro promissor será construído por nós.

 

Obs.: Depois de algum tempo, retomo a ideia de publicar no blog. Espero que goste e que retorne aqui para compartilhar ideias.

Deixe um comentário